Festival Arte na Comuna acontece em Vargem Alta no próximo sábado (06)

01 de julho de 2024 às 13h27.

O Festival Arte na Comunidade tem como objetivo incentivar a produção artística capixaba por meio do contato com artistas convidados, promovendo uma troca entre as práticas de artistas de Cachoeiro de Itapemirim, Vitória e Vargem Alta através da arte de rua, utilizando música, dança e artes visuais. Serão difundidas e valorizadas mais de dez ações culturais, entre apresentações e oficinas, gerando maior reconhecimento dos artistas regionais e trazendo novas formas de pensar a arte e a cultura, sejam elas tradicionais ou contemporâneas, mas sempre ligadas à ocupação dos espaços públicos, tecendo novas relações entre espaço de pertencimento e comunidade como bens intangíveis.

O projeto intitulado Arte na Comunidade apresenta uma proposta inédita para a Praça Alberto do Carmo, localizada no centro do município de Vargem Alta – Espírito Santo (Região Sul). Arte na Comunidade é constituído por várias etapas, mesclando oficinas e apresentações urbanas nas áreas de artes visuais, dança e música. A ideia é desenvolver ações voltadas para o público residente, bem como para grupos em situação de vulnerabilidade social, como os frequentadores do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Abrigo Glauber Coelho e CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

O evento é realizado com recursos do Funcultura da Secretaria de Estado de Cultura, demonstrando o apoio e reconhecimento da importância da cultura na comunidade.

Serão realizadas diversas ações culturais, incluindo:

- Apresentação e oficina de dança de rua com o coletivo Underground Funkers (Grande Vitória);

- Apresentação da MC Turimã (Cachoeiro de Itapemirim);

- Apresentação da DJ Sista Ilu (Vitória);

- Intervenção urbana do artista visual Geovanni Lima (Vitória);

- Pintura de grafite ao vivo e oficina com o artista Anderson Mosca (Cachoeiro de Itapemirim);

- Apresentação de roda e oficina de capoeira com o grupo Capoeira Filhos da Princesa do Sul (Vargem Alta e Cachoeiro de Itapemirim).

Data: 06 de julho de 2024

Local: Praça Alberto do Carmo, Vargem Alta - ES