Vargem Alta apresenta o plano de mobilidade urbana

05 de junho de 2024 às 15h21.

Na tarde de segunda-feira, dia 3 de junho, Vargem Alta deu um importante passo para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos ao apresentar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana - PLANMOB-VA. O objetivo do plano é transformar a maneira como nos deslocamos pela cidade, tornando o transporte mais eficiente, seguro e acessível para todos.

O PLANMOB-VA é baseado na Política Nacional de Mobilidade Urbana, estabelecida pela Lei nº 12.587/2012. A iniciativa é essencial para reduzir desigualdades sociais, promover a inclusão e garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços básicos e equipamentos sociais. Em outras palavras, o plano busca fazer com que todos, independentemente de sua condição social, possam se locomover pela cidade com facilidade e segurança.

Uma das principais metas do PLANMOB-VA é melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana, com investimento em infraestruturas que facilitem e priorizem a vida de quem se desloca a pé, de bicicleta ou utiliza o transporte público, em detrimento do transporte individual motorizado.

Outro aspecto fundamental do plano é sua integração com outras políticas municipais, como habitação e saneamento básico. Isso garantirá uma abordagem coordenada e eficiente para o desenvolvimento urbano, promovendo uma cidade mais conectada e funcional. A sustentabilidade também é um ponto chave: o PLANMOB-VA visa minimizar os custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos, incentivando o uso de combustíveis renováveis e menos poluentes.

A gestão democrática é um dos pilares do PLANMOB-VA, garantindo que a população participe ativamente das decisões sobre a mobilidade urbana. Esse envolvimento é crucial para que as soluções propostas atendam de fato às necessidades de todos os moradores de Vargem Alta. Além disso, serão promovidas campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância de uma mobilidade urbana sustentável.

O PLANMOB-VA também foca no desenvolvimento do transporte público, buscando melhorar tanto a quantidade quanto a qualidade dos serviços oferecidos. Projetos estruturantes serão priorizados para garantir um transporte público eficiente, capaz de atender toda a cidade e promover um desenvolvimento urbano integrado. A integração dos diferentes meios de transporte será fundamental para criar uma rede eficiente e conectada, facilitando o deslocamento dos cidadãos.

Com o plano, Vargem Alta espera proporcionar acesso amplo e democrático aos espaços públicos, garantindo acessibilidade universal e cidadã. A segurança no trânsito e a livre circulação de pessoas e mercadorias são prioridades, sempre com um olhar voltado para a inclusão social. A implementação do PLANMOB-VA representa o compromisso com uma visão de futuro para a cidade, visando construir uma Vargem Alta mais inclusiva, sustentável e eficiente.

A participação e o apoio da população serão fundamentais para transformar essa visão em realidade, garantindo uma cidade mais conectada e acessível para todos.