ES Inteligente: mais qualidade de vida para a população de Vargem Alta

24 de maio de 2024 às 16h36.

Na tarde de quinta-feira (23), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) fez a apresentação e entrega oficial do Estudo de Viabilidade para a Prefeitura de Vargem Alta, que integra o Programa ES Inteligente. O Bandes, em parceria com o Instituto de Planejamento Gestão das Cidades (IPGC), coordena o programa.

Durante a visita ao município, representantes do Bandes e o IPGC se reuniram com o Conselho Gestor do Município composto pelo prefeito Elieser Rabello, de secretários municipais e assessores, para formalizar a adesão.

O programa visa desenvolver modelagens de projetos que levem em conta as características regionais específicas. Além disso, permite que o município de Vargem Alta solicite novos projetos estratégicos para alavancar o desenvolvimento.

O acompanhamento do projeto será realizado por consultores especializados em Administração Pública, gestão de projetos e processos, com suporte técnico do IPGC. Estes consultores vão identificar modelagens que melhor atendam às demandas locais.

Lançado pelo Bandes em 2021, o ES Inteligente é um programa de fomento que complementa o crédito tradicional, promovendo investimentos em inovação e planejamento urbano. O objetivo é aprimorar o uso de recursos públicos e melhorar os serviços para os cidadãos.

O consultor técnico do Bandes, Vilker Zucolotto, destacou que a escassez de recursos nos municípios é um desafio para a realização de projetos robustos. O Bandes, portanto, disponibiliza uma equipe qualificada para executar estudos de viabilidade e identificar oportunidades de projetos em cada município.

A disseminação do conceito de cidades inteligentes é um dos objetivos do programa, com profissionais do Bandes realizando uma busca ativa por todo o estado para apresentar os benefícios do ES Inteligente.

Com a adesão ao Programa ES Inteligente, Vargem Alta dá um passo significativo rumo à modernização e melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos, aproveitando as oportunidades de desenvolvimento sustentável e eficiente proporcionadas pela parceria com o Bandes e o IPGC.