Prefeito de Vargem Alta avança com reivindicações do Movimento Linha Férrea

20 de maio de 2024 às 15h41.

Na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, se reuniu com o deputado federal Gilson Daniel e com o secretário estadual de Turismo, Philipe Lemos, na sede da Secretaria de Turismo (Setur) em Vitória. O encontro marca um passo significativo para a concretização das reivindicações do Movimento Linha Férrea.

Durante a reunião, foi assinado um ofício conjunto entre a SETUR, as 11 prefeituras dos municípios por onde os trilhos passam, e o governador, Renato Casagrande. O documento solicita o comodato da ferrovia para projetos turísticos, culturais e de mobilidade.

Foram apresentadas também, propostas de reutilização da estrada de ferro Leopoldina, sugerindo transformar a antiga ferrovia em um eixo de desenvolvimento turístico e cultural, incluindo a criação de ciclovias, trilhas, vagões bistrô, museus, casas do turismo, mirantes, feiras e um parque linear.

Para avançar com essas iniciativas, será realizado um diagnóstico inicial, seguido de um estudo de viabilidade. Esses passos são essenciais para consolidar as propostas de reutilização da ferrovia e garantir que os projetos sejam sustentáveis e benéficos para as comunidades envolvidas.

O Movimento Linha Férrea tem como objetivo unir os prefeitos dos municípios impactados pela antiga linha férrea. A discussão visa explorar formas de melhor aproveitar os trechos da ferrovia para promover o bem-estar da população, além de desenvolver projetos turísticos, de lazer, culturais e de mobilidade urbana na região.

O encontro contou com a participação do assessor de gestão, Anderson Deprá, e representantes dos outros municípios cortados por essa via histórica.