Vargem Alta participa de capacitações no âmbito do Programa de Conservação e Revitalização de Bacias hidrográficas (PROBACIAS)

30 de março de 2022 às 00h00.

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto Federal de Ensino Superior (Ifes) campi Santa Teresa e os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Vargem Alta (participantes do Programa de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas - Probacias), concluíram os módulos práticos dos Cursos de “Operação de Máquinas Pesadas na Conservação de Solo e Água” e “Elaboração de Projetos Individuais de Propriedade (PIPs)” para os operadores de máquinas e técnicos das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura.

Servidores da Prefeitura de Vargem Alta participaram dos cursos com módulos práticos, que ocorreram em uma propriedade localizada na comunidade de São Domingos, município de Muqui, nos dias 22 e 23 para operadores de máquinas e dias 24 e 25 de março para os técnicos das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Incaper.

Os módulos práticos dos citados cursos visaram a orientação para elaboração dos PIPs e a execução dos mesmos, na área de abrangência do Programa. Orientou-se tecnicamente sobre o manejo e conservação de água e solo por meio do dimensionamento e construção de tecnologias sociais sustentáveis (Bacia de infiltração – barraginhas, caixas secas e terraço em nível - cochinho) e conservação e adequação de estradas rurais.

O Probacias, gerenciado pela Agerh, consiste na execução de ações voltadas ao saneamento básico rural (tratamento de esgoto sanitário rural); controle de atividades geradoras de sedimento, incluindo ações de conservação de estradas rurais vicinais, sendo previsto o atendimento de aproximadamente 600 propriedades rurais, conforme adesão dos produtores rurais ao Programa; capacitações técnicas para servidores públicos locais e produtores rurais e monitoramento de qualidade e quantidade de água nas áreas de abrangência do Programa, potencializando assim, benefícios diretos à saúde e a melhoria da qualidade de vida da população.

Para maiores informações, consulte a equipe do Núcleo de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (NURBHS) da Agerh pelo telefone (27) 3347-6239.