Controladora de Vargem Alta participa do Encontro Municipal de Controle Interno em Vitória

18 de março de 2022 às 00h00.

A controladora geral do município de Vargem Alta, Daniela Aparecida Balbino Ferraço, participou, nesta quinta-feira (17), do Encontro Municipal de Controle Interno, realizado no Centro de Convenções de Vitória. Promovido pelo Fórum Estadual de Controle Interno (Fecontes), o encontro reuniu representantes dos órgãos de controle interno municipais de todo o Estado.

Na ocasião, aconteceu a eleição da nova diretoria do Fecontes e Daniela passou a integrar o Fórum, como Secretária Executiva.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Rodrigo Chamoun; o superintendente da Controladoria Regional da União no Espírito Santo, Ricardo Plácido Ribeiro; e o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Estado, Leonardo Felippe Ferreira.

Na primeira palestra da tarde, a auditora de Controle Externo do TCE-ES, Flávia Holz, abordou o tema “Reequilíbrio econômico e financeiro em obras e serviços de engenharia”. Logo depois, o auditor de Controle Externo do TCE-ES Odilson Souza Barbosa Junior falou sobre o tema “Orientações para Evitar a Rejeição de Contas e Noções do Processo de Responsabilização de Agentes Públicos no Controle Externo”.

Para encerrar a tarde de debates, o analista de Gestão Pública da Prefeitura de Vitória, Helder Catarino da Silva Tavares, e a chefe do Serviço de Convênios da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Magaly Nunes do Nascimento, apresentaram o Painel “Prestações de Contas Anuais a enviar ao TCE-ES em 2022: Atualizações e Procedimentos Preventivos para Evitar Inconsistências. Novas Diretrizes e Procedimentos na IN 68/2020 do TCE-ES”.

O evento teve como objetivo promover a troca de experiências e o debate de ações efetivas na gestão pública. Criado em 2013, o Fecontes reúne representantes de órgãos de controle municipais, com a proposta de intercâmbio de experiências, visando ao fortalecimento dos órgãos de controle, principalmente por meio da capacitação dos servidores.

Fórum De Controle Interno - Fecontes

O Estado de Controle e Transparência Estadual (FECONTES) tem como entidades municipais de Controle Interno, a Secretaria Estadual de Controle e Transparência e demais instituições de controle e transparência, além de fomentar um Fórum e avaliação de políticas de controle interno e de promoção de aperfeiçoamento das atividades, com a viabilização de capacitações e criação de grupos de trabalho e comissões técnicas para desenvolvimento de projetos na área.