O “Setembro Amarelo” é mês que marca a luta pela valorização da vida

01 de setembro de 2021 às 00h00.

A Prefeitura de Vargem Alta, por meio das secretárias de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social, está engajada nesta campanha para conscientizar a população da importância da valorização da vida.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Em Vargem Alta, o trabalho de conscientização e prevenção faz parte das atividades do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, entretanto, neste mês de setembro o trabalho em especial a adesão à campanha nacional. Segundo a secretário de Saúde, é de suma importância um trabalho preventivo, focado em ações conscientes que promovam a discussão com a sociedade.

“O suicídio é umas das principais causas de morte no Brasil entre a população jovem. E esta campanha trabalha a conscientização sobre a prevenção, e discute a realidade desse agravo no país e alternativas para evitá-lo”, disse o secretário de Saúde, Jhonata Scaramussa.

O CAPS I é o local adequado em Vargem Alta para as pessoas que necessitam de acompanhamento multidisciplinar em saúde mental. A unidade fica localizada na Rua Santa Cecília, Centro, próximo à sede da Prefeitura. O telefone de contato é: (28) 99886-8573.

Participe conosco desta campanha, divulgue a compartilhe entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas!